Nesta quarta-feira (2), a Microsoft confirmou rumores iniciados na semana passada e anunciou a demissão de 4% de sua força de trabalho global. Entre os mais de 9 mil funcionários afetados estão membros dos estúdios Xbox, o que resultou no cancelamento de jogos anunciados e alguns projetos que ainda não haviam sido anunciados.
Oficialmente, a empresa afirma que o foco de seus cortes nĂŁo foram os estĂşdios de games, e que eles impactaram todas as suas áreas, nĂveis, regiões de atuação e tempos de serviço. “Continuamos a implementar mudanças organizacionais e na força de trabalho necessárias para posicionar a empresa e as equipes para o sucesso em um mercado dinâmico”, explica um porta-voz da empresa.

Dada a decisão da companhia de dividir seus cortes em diferentes fusos-horários, os verdadeiros impactos só foram sentidos durante o dia. Assim, o Adrenaline preparou este compilado com tudo o que sabemos até agora sobre as demissões e quais foram as áreas de atuação do Xbox mais afetadas.
Xbox encerrou Perfect Dark e fechou a The Initiative
O estúdio mais afetado pela decisão desta semana foi a The Initiative, que termina sua vida sem nunca ter lançado um jogo. O estúdio estava trabalhando em um reboot de Perfect Dark em parceria com a Crystal Dynamics, e o projeto exibido pela última vez em 2023 foi cancelado.
A desenvolvedora foi fundada em 2018 por Darrel Gallagher e teve uma história atribulada nos anos seguintes. Relatos de 2022 indicavam que o projeto não estava andando bem e muitos membros-sênior da equipe haviam abandonado a empresa — e, justamente por esse motivo, o estúdio de Tomb Raider foi recrutado para ajudar a finalizá-lo.
ZeniMax Online Studios cancelou um novo RPG

Outra afetada pelos cortes da divisão Xbox foi a ZeniMax Online Studios, que cancelou o MMORPG de codinome Blackbird. Segundo Jason Schreier, isso também resultou na demissão de muitos desenvolvedores ligados ao projeto, que descobriram que haviam perdido o emprego ao ter desativado seus acessos ao Slack.
Entre aqueles que estão deixando a desenvolvedora de The Elder Scrolls Online está Matt Firor, que trabalhava para ela há 18 anos. Em um comunicado, ele afirmou acreditar que a companhia vai permanecer em boas mãos e que está ansioso para acompanhar o que o futuro reserva para ela.
Xbox cancelou o desenvolvimento de Everwild na RARE
Apesar de Phil Spencer ter elogiado Everwild no começo deste ano, o projeto tambĂ©m foi vĂtima das demissões realizadas pela Microsoft. Anunciado em 2019, o tĂtulo desenvolvido pela RARE passou por diversas mudanças antes de receber um reboot completo em 2021.
O diretor da versão mais recente, Gregg Mayles, está entre aqueles que vão deixar a empresa como consequência da situação. Um veterano de casa, ele comandou jogos como Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest, Banjo Kazooie e Sea of Thieves. Quem também deixa o estúdio é Louise O’Connor, cujo primeiro projeto foi Conker’s Bad Fur Day, para o Nintendo 64.
Vários estúdios foram afetados de maneiras variadas
Enquanto números exatos de desligamentos não foram divulgados até o momento, as demissões parecem ter afetado outros membros do Xbox Studios de forma variada. Segundo Jason Schreier, companhias como a Raven Software e a Turn 10 Studios também perderam muitos membros.
Responsável por Forza Motorsport, a Turn 10 pode ter perdido quase 50% de suas equipes segundo fontes consultadas pelo jornalista. A expectativa é que ainda vai demorar alguns dias, ou semanas, até que os impactos exatos da decisão sejam conhecidos pelo público.
A Microsoft afirma que a situação não vai ter impactos sobre a liderança de sua divisão de games, que continua sob o comando de Phil Spencer. Em um comunicado ao The Verge, a chefe de comunicações Kari Perez esclareceu que o executivo não tem qualquer plano de se aposentar ou passar o cargo a outra pessoa no momento.
Fontes: VGC, VGC (2), The Verge, Games Industry, Windows Central