Tales of the Shire exige hardware estranhamente potente para rodar a 60fps no PC

Apesar da proposta tranquila e visual acolhedor e “coxy”, Tales of the Shire exige mais do que muitos provavelemnet esperavam do seu PC. De acordo com as especificações publicadas na página oficial do jogo no Steam, o título requer hardware intermediário para atingir 60 quadros por segundo em 1080p, especialmente nas configurações recomendadas.

O jogo chega ainda em 2025 e será lançado também para consoles, mas os primeiros detalhes sobre a versão para Windows chamaram atenção pelo contraste entre o estilo gráfico e as exigências técnicas.

Imagem: Steam/Reprodução

Requisitos mínimos miram apenas a 30fps em 1080p

Mesmo nas configurações mínimas, os desenvolvedores apontam que o desempenho esperado é de apenas 30fps a 1080p, com tudo no preset gráfico mais baixo. Para isso, é necessário ter no mínimo:

  • Processador: Intel Core i5-7600K ou AMD Ryzen 3 1200
  • Memória RAM: 16 GB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 770 ou AMD Radeon R9 270X

Essas placas já estão bastante ultrapassadas, mas o uso de 16GB de RAM pode surpreender, já que esse ainda é o limite para muitos jogadores.

O espaço armazenamento é extremamente leve: são apenas 3 GB de espaço requerido, segundo a página do Steam.

Configuração recomendada aponta para placas RTX

Para quem deseja rodar Tales of the Shire a 60fps, os requisitos sobem consideravelmente. A configuração recomendada inclui:

  • Processador: Intel Core i5-10600 ou AMD Ryzen 5 8400F
  • Memória RAM: 16 GB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti ou AMD Radeon RX 6750 XT
Imagem: Steam/Reprodução

Mesmo com essa configuração, não há garantia de desempenho satisfatório em resoluções mais altas como 1440p ou 4K, ou pelo menos se julgarmos os requisitos oficiais, já que essas peças são recomendadas para 1080p.

A desenvolvedora ainda não detalhou o comportamento do jogo nessas resoluções, e também não informou se há suporte a tecnologias como DLSS ou FSR, que poderiam melhorar a performance em placas compatíveis.

Aqui também vale lembrar que, por enquanto, ainda não há benchmarks independentes que confirmem o desempenho real de Tales of the Shire.

Muitas vezes os requisitos oficiais que são compartilhados pelas desenvolvedoras não são muito representativos da experiência real do jogo, o que pode ser o caso.

Tales of the Shire chega no dia 29 de julho de 2025 e o jogo estará disponível para Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (via Steam).

Fonte: Steam.

Rolar para cima