Remake de Front Mission 3 usa imagens deformadas e jogadores suspeitam de IA generativa

O remake para Front Mission 3 chega oficialmente amanhã, dia 26 de junho, mas o embargo para a mídia especializada já caiu hoje. Dessa forma, algumas pessoas estão atentando para o fato de imagens com visual bem discutível aparecendo no game.

Front Mission 3, assim como os outros games da franquia, é um jogo de estratégia de mechas. Quando não está nas batalhas, o jogador acessa algo chamado The Network, que traz notícias de TV e publicações de dentro do jogo para aprofundar sua ambientação e narrativa.

Exemplo de imagens deformadas com upscale do novo Front Mission (1)
Fonte: RPG Site

É nesse segmento que algumas imagens receberam um upscale no remake com resultados um tanto inesperados. As imagens que aparecem neste post foram feitas pelo RPG Site, que fez uma review para o game e organizou os comparativos da nova versão no Switch com o original no PS1.

Pesaram a mão na IA?

O potencial do uso de IA generativa em jogos causa diferentes reações em diferentes jogadores, mas no geral a maioria das pessoas é menos resistente ao uso de IA no upscale de resoluções. Nesses casos, a IA estaria apenas economizando o trabalho dos devs para “copiar” uma imagem de baixa resolução para uma versão maior.

No entanto, no caso de Front Mission 3, dá para ver que a ferramenta não se limitou ao upscale. Várias imagens foram alteradas e algumas ficaram irreconhecíveis. Abaixo, o que era um Wanzer no PS1 virou um veículo genérico vermelho no remake:

Exemplo de imagens deformadas com upscale do novo Front Mission (2)
Fonte: RPG Site

Em outro exemplo, a ferramenta visivelmente confundiu parte de um Wanzer quebrado com hélices, então a nova versão tenta transformar o veículo fictício em um helicóptero completamente deformado.

Exemplo de imagens deformadas com upscale do novo Front Mission (3)
Fonte: RPG Site

Front Mission 3 chega primeiro ao Nintendo Switch

O remake do terceiro Front Mission será lançado primeiro no Nintendo Switch, exclusivamente. Diferente da Steam, a plataforma não tem etiquetas para deixar explícito quando um jogo usa IA generativa.

Leia mais:

O comparativo das imagens feito pelo RPG Site, entretanto, pode acabar fazendo as produtoras se pronunciarem sobre o assunto eventualmente. De todo modo, Front Mission 3 Remake deve seguir o mesmo rumo dos dois títulos anteriores e chegar também à plataforma da Valve daqui a algum tempo.

Rolar para cima