A nova arquitetura Panther Lake (Core Ultra 300) da Intel atingiu um marco impressionante: a iGPU Arc B390 já consegue entregar desempenho equivalente a um Xbox Series S em jogos pesados da atual geração.
A constatação veio de testes realizados pelos especialistas da Digital Foundry, usando um notebook Lenovo IdeaPad Pro 5 equipado com o novo processador Intel Core Ultra X9 388H.
O teste de fogo: Alan Wake 2
Para colocar o chip à prova, foi utilizado Alan Wake 2, um dos títulos mais exigentes da atualidade. Com configurações gráficas ajustadas para ficar o mais próximo possível do preset do console e utilizando AMD FSR 2 (modo Balanceado) para upscale em 1440p, a placa integrada da Intel não apenas segurou o tranco, como chegou a superar levemente a taxa de quadros do Xbox Series S em alguns cenários. Isso significa que um notebook fino já consegue entregar a mesma experiência visual e fluidez da porta de entrada dos consoles atuais.
Apesar do feito incrível para um chip mobile, a Intel ainda não alcança os consoles mais robustos. Na comparação com o PlayStation 5, o console da Sony ainda oferece praticamente o dobro do desempenho da iGPU Arc B390 nas mesmas condições. Ainda assim, para o mercado de portáteis (como futuros concorrentes do Steam Deck) e ultrabooks, o Panther Lake se mostra um salto geracional gigantesco

