No dia 30 de junho de 1995, a Bandai lançava no Japão o game Air Combat, um simulador de combate aéreo, que logo viria a se tornar um sucesso no PlayStation. O game, criado pelo designer Masanori Kato e o produtor Kazumi Mizuno completa 30 anos nessa segunda-feira.
O título só chegou ao mercado norte-americano no dia 9 de setembro de 1995, e com outro nome: Ace Combat. Estima-se que Ace Combat tenha vendido cerca de 600 mil cópias, se tornando um jogo emblemático para toda uma geração que acompanhou o primeiro console da Sony.
Celebrando 30 anos de Ace Combat
Em comemoração ao aniversário da franquia, o site ACES WEB também será relançado com suporte à língua inglesa. Com o apoio da Bandai Namco Game Music, a “Trilha Sonora Original de ACE COMBAT” está disponível nos principais serviços de streaming e para download digital, com 19 faixas da história da série.
Mais novidades ainda estão por vir, numa indicação que o próximo game da serie deve estar prestes a ser anunciado.
Ao longo de três décadas, a série Ace Combat teve um total de 18 jogos lançados. O último game da série é Ace Combat 7: Skies Unknown, que foi lançado em 2019 para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.
Aliás, se você ainda não conhece o game, essa é uma ótima oportunidade, pois ele está em promoção na Nuuvem até o dia 10 de julho por R$ 22,98. Clique aqui para comprar.

Mensagem especial do diretor de marca da série
Para marcar a data especial, o diretor de marca da série Ace Combat, Kazutoki Kono, compartilhou uma mensagem especial para os fãs. Leia abaixo o texto na íntegra.
Desde o lançamento do primeiro título em 1995, graças ao seu apoio inabalável, a série ACE COMBAT atingiu um marco notável: seu 30º aniversário em 2025.
Antes de mais nada, eu gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos os nossos fãs e a todos os envolvidos que apoiaram a série ao longo dos anos. Muito obrigado, do fundo do meu coração. Este momento é a nossa chance de retribuir a vocês por esses trinta anos de apoio.
Eu acredito que sustentar um legado ao longo de três décadas significa muito mais do que uma simples passagem de tempo. Sempre compartilhei essa mensagem com todos os envolvidos na série:
“Proporcionar experiências emocionalmente impactantes e de alta qualidade que superam as expectativas, despertar entusiasmo pelo que vem a seguir — e, então, atender a essa expectativa com uma ambição ainda maior. Ao manter esse ciclo, nós construímos um vínculo de confiança com os nossos jogadores e esse laço é a demonstração mais verdadeira de nossa gratidão.”
Nos últimos trinta anos, os tempos mudaram. Valores foram alterados, tecnologias evoluíram e certas culturas desapareceram. Nossa empresa e nosso time têm se transformado constantemente para navegar por essas marés. Em resumo, nós abraçamos a mudança.
Houve momentos em que talvez não tenhamos correspondido às expectativas. Porém, eu também acredito que existiram momentos em que as superamos — em que voamos mais alto do que qualquer um poderia imaginar.
O fundador da Namco, Masaya Nakamura, disse certa vez: “Apenas aqueles que conseguem se adaptar às mudanças vão sobreviver’”. Me juntei à Namco em 1994. Naquela época, eu compreendia essas palavras intelectualmente — mas ainda não pela experiência.
Agora, realmente entendo.
Após três décadas incríveis de adaptação à mudança, nós construímos um vínculo duradouro de confiança com todos vocês. Essa conexão é a força que sustentou a série ACE COMBAT e a impulsionou para o futuro. Agora posso sentir essa verdade em cada fibra do meu ser. E estou orgulhoso — orgulhoso de que nosso compromisso contínuo em oferecer valor e conquistar sua confiança nos levou a este 30º aniversário.
E agora, nós estamos prontos. Tudo está no lugar. É hora de alçar voo novamente — rumo a alturas ainda maiores.
…..
E aí, quais são as suas memórias com a série Ace Combat? Conte para a gente nos comentários.