Lojistas estão preocupados com o fato de que a embalagem do Switch 2 pode confundir os consumidores no momento da compra. O novo console da Nintendo chega ao mercado com uma caixa visualmente muito parecida com a do modelo anterior, o Switch OLED.
Ambas utilizam o mesmo fundo vermelho e seguem o mesmo padrão de layout, com destaque para o console e seus controles. A única diferença marcante está na presença do número “2” na embalagem do novo modelo, o que, segundo profissionais do varejo, pode ser sutil demais para o público que não acompanha o mundo dos jogos.
COMPRAR NINTENDO SWITCH 2 + MARIO KART WORLD

Um exemplo prático de como isso pode confundir os clientes é visto na possibilidade do Switch 2 ser comprado de surpresa por adultos para presentear alguma criança. Naturalmente, muitos acabam possuindo menos conhecimento sobre a diferença entre os consoles, o que pode gerar confusão na hora de adquirir o dispositivo.
O debate sobre a embalagem ganhou força nas redes sociais após o influenciador Wood Hawker publicar uma comparação entre as caixas do Switch original e do Switch 2. Além disso, outros profissionais com experiência no atendimento a clientes também expressaram preocupação sobre o possível impacto dessa similaridade, como é o caso de Celia Bee.
“É realmente ousado presumir que as pessoas leem. Se você já trabalhou com alimentos ou varejo, sabe dessa triste verdade. É definitivamente doloroso porque há um 2 gigante, mas Wood tem razão”, comentou Celia Bee, diretora de marketing da Yacht Club Games, em uma postagem na plataforma X.
Comparação do Switch 2 com o Wii U é inevitável
A discussão remete à época do Wii U, console da Nintendo que enfrentou dificuldades no mercado. Em 2013, o então presidente da empresa, Satoru Iwata, admitiu que a empresa apresentou o produto de forma inadequada, o que causou parte dos problemas. Isso porque, para muitos consumidores, não estava claro que o Wii U era uma nova geração e não apenas um acessório do Wii.
Dessa forma, a falta de diferenciação clara no Switch 2 desperta um alerta semelhante. Entretanto, as expectativas de vendas da Nintendo são altas. A empresa projeta que o novo console venda 15 milhões de unidades no primeiro ano, superando o total que o Wii U vendeu ao longo de toda a sua vida útil.
Entretanto, é importante destacar que a semelhante parece se limitar à embalagem e alguns detalhes no próprio console. Testes recentes mostraram que o novo console da Nintendo pode ser comparado com um PC intermediário. Como se isso não fosse o suficiente, ele é capaz de rodar título como Cyberpunk 2077 com uma qualidade comparável com a de um PlayStation 4.
Como diferenças a embalagem dos consoles
Com base na imagem publicada por Wood Hawker, é possível identificar algumas diferenças visuais entre as embalagens do Switch 2 (à esquerda) e do Switch 1, versão OLED (à direita). Querendo ou não, as diferenças são realmente muito poucas, o que reforça o motivo de preocupação.

A principal mudança é a presença do número 2 em destaque na caixa do novo modelo, logo abaixo do logotipo da Nintendo, junto ao nome Nintendo Switch (círculo azul). Entretanto, esse é o único elemento gráfico que separa claramente uma embalagem da outra. O fundo vermelho, a disposição dos controles e o layout geral seguem praticamente idênticos.
Outra diferença perceptível está na imagem do console em si. O Switch 2 aparece com controles na cor cinza escuro com detalhes em vermelho e um dock com o número 2 impresso (seta verde). Já o Switch OLED exibe controles brancos e o dock tradicional, sem numeração alguma.
Apesar dessas variações, ambas as caixas seguem o mesmo padrão estético, com destaque para o console e os Joy-Cons no centro. Além disso, o fundo vermelho característico da Nintendo. Assim, as alterações podem passar despercebidas por consumidores menos familiarizados com a indústria.
Fonte: Polygon