Como transformar uma ideia “maluca” em um jogo de sucesso comercial? Para Kazutaka Kodaka, mente por trás da franquia cult Danganronpa, a resposta é simples e perigosa: mentir para os seus chefes.
Em uma sessão de perguntas e respostas no X, um fã perguntou como realizar ideias ambiciosas dentro de uma corporação. A resposta de Kodaka foi direta: “Você precisa trair a empresa. Criar algo criativo é impossível se você faz exatamente o que a empresa manda. Mesmo que tenha que fingir que obedece, continue fazendo o que você gosta. Use a empresa.”.
O caso Danganronpa
Kodaka não falou da boca para fora. Ele revelou que Danganronpa, um jogo sobre estudantes do ensino médio se matando, foi rejeitado diversas vezes pela gerência intermediária da Spike (sua empregadora na época). Os executivos diziam: “Isso promove bullying e não vai vender”.
A solução dele? Pular a hierarquia. Kodaka ignorou os gerentes e levou o projeto diretamente ao presidente da empresa, ameaçando se demitir caso fosse rejeitado novamente. O presidente aprovou, e o resto é história: o jogo virou um sucesso mundial com 95% de aprovação no Steam.
Novo Projeto
Atualmente, Kodaka segue sua filosofia “rebelde” em seu novo estúdio, trabalhando no jogo The Hundred Line: Last Defense Academy, que promete manter o estilo de narrativa extrema e contrastes absurdos que o consagraram. O conselho final dele para quem for pego desobedecendo? “Se algo der errado, a culpa é da pessoa que te contratou, lol”.
