“100% completo” foi assim que o usuário do Reddit nerdyginger1261 anunciou em uma postagem na comunidade OGXboxCollectors que conseguiu adquirir todos os games lançados na América do Norte para a primeira versão do Xbox, lançado em 2001.
Na imagem que ele usou para ilustrar o post, podemos ver suas estantes recheadas de games e dois títulos em destaque: And1 Basketball e Halo Triple Pack. Os dois últimos jogos que faltavam para alcançar os 100% na coleção de títulos para o primeiro console da Microsoft.
Segundo o autor do post, são 989 jogos. Somado a variações e edições especiais, ele contabiliza 1050 games perfeitamente organizados em seu cantinho gamer, que conta até com um daqueles quiosques de época, usados para a promoção do console.
Já falamos aqui no Hardware.com.br sobre algo parecido com isso, só que o do PS1.
Veja imagens do totem especial que a Sony usou em 1994 para divulgar o PS1 em algumas lojas
A paixão e perseverança!
Assim como qualquer coleção desse nível, além da paixão sobre o tema e essa busca incessante por ir avançando ao objetivo, o dono da coleção destaca que algo assim não se constrói rapidamente. Ele afirma que coleciona jogos há 10 anos, e há 7 vem se dedicando nessa tarefa de reunir os jogos do primeiro Xbox. Segundo ele, o jogo mais difícil de conseguir foi o College Hoops 2K7, game de basquete universitário lançado em novembro de 2006.
Além do apreço pelo primeiro Xbox, a coleção também carrega um simbolismo que vem carregado com uma lamentação. Em resposta a outro usuário, o colecionador lamenta porque vê que o Xbox está desaparecendo aos poucos. “É por isso que farei o meu melhor para preservar o Xbox original o máximo que puder!”
Provavelmente, o comentário tem relação direta com os rumos que a Microsoft tem aplicado ao Xbox como produto nos últimos anos. Abraçando cada vez mais a estratégia da multiplataforma, decisão que muitos interpretam como um ponto de descrédito ao Xbox como console, uma certa perda de identidade. As recentes demissões, que atingiram toda a empresa, incluindo a divisão de games, também contribuíram para esse olhar desanimado sobre o que o futuro reserva para o Xbox.
O post recebeu inúmeros comentários positivos de outras pessoas que compartilham essa paixão pela preservação e entendem que coleções como essa mantêm viva a história.
Preservando boas memórias
Uma organização sem fins lucrativos famosa que atua diretamente sobre esse ponto de valorizar e catalogar a história dos jogos é a Video Game History Foundation (VGHF). Em seu site oficial é possível acessar milhares de materiais promocionais, como pôsteres, comerciais, artes oficiais, etc.
A entidade se mantém com uma rede gigantesca de apoiadores que compartilham esse mesmo ideal da preservação. No ano passado, o historiador de games Chris Kohler comprou, em um leilão, o filme de 16mm do primeiro comercial da Nintendo e passou o material para a VGHF que contratou a empresa Movette Film Transfer para digitalizar e restaurar o comercial que você pode assistir abaixo.
Assim como a busca da VGHF em seguir catalogando mais detalhes da vastíssima história dos jogos seguirá, a missão do colecionador de games do Xbox não se encerrou com os jogos regulares. Ele diz que há mais o que conseguir. A busca agora são os títulos exclusivos de algumas regiões, como Europa e Japão.
Já que falamos sobre o primeiro Xbox, confira o nosso post em que lembramos as especificações do console. Clique abaixo para conferir:
CPU Pentium e GPU NVIDIA: relembre o hardware do primeiro Xbox, lançado em 2001
