Preço alto de GPUs está fazendo consumidores desistirem de upgrades, revela pesquisa

Uma nova pesquisa conduzida pela Liquid Web com 1 mil jogadores revelou o que boa parte do público brasileiro já sabia. Em um momento no qual GPUs estão cada vez mais caras, boa parte dos entusiastas está preferindo adiar o upgrade de seus PCs para daqui há um ou dois anos.

O estudo revela que a disposição pela compra de novos componentes diminui muito pelo fato de que é impossível encontrar muitos deles pelos preços recomendados. Para tornar a situação ainda mais difícil, o aumento geral no custo de vida tem impactado bastante o quanto sobra de dinheiro para investir em novas peças.

Preço alto de GPUs está fazendo consumidores desistirem de upgrades, revela pesquisa
Foto: Divulgação/NVIDIA
  • Segundo a LiquidWeb, 57% dos participantes deixaram de compras peças devido a problemas de cadeias de suprimentos;
  • 40% só planejam fazer upgrades dentro de dois anos;
  • A NVIDIA RTX 4070Ti e a NVIDIA RTX 3070 foram apontadas como as opções com melhor custo-benefício entre os jogadores consultados.

Guerra comercial com a China deve piorar a situação de GPUs e outros hardwares

O estudo da Liquid Web também mostra que não há perspectivas de melhora da situação, especialmente entre o público norte-americano. A guerra comercial entre Estados Unidos e China deve resultar em um aumento generalizado no custo de hardwares, o que deve desestimular ainda mais a realização de upgrades.

No início de maio, a NVIDIA anunciou um reajuste global de até 15% nos preços de suas GPUs, uma consequência direta da situação. Também não ajuda muito o fato de que a empresa, assim como concorrentes como a AMD e a Intel, têm direcionado cada vez mais seus negócios para o campo da inteligência artificial.

Como GPUs são bastante competentes em fazer os tipos de cálculos exigidos por empresas como a OpenAI, companhias da área têm trazido mais rendimentos do que consumidores interessados em melhorar suas experiências de jogo. Dada que a demanda do segmento não deve diminuir nos próximos anos, tudo indica que apostar em upgrades vai continuar sendo uma tarefa ingrata durante um tempo considerável.

Fonte: WCCFTech

Rolar para cima